segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Aquele tal 13 de Agosto...


O místico 13 de Agosto está aí. Agora, 15:32, estou escapando do trabalho pra escrever esse artigo.
Originário do Imperador César Augusto, que queria ter um mês em sua homenagem, aqui no Brasil o mês de Agosto é repleto de crendices, misticismo, medo, insegurança. Mas... Por quê? Ninguém sabe responder. "Mês do cachorro louco" diz a lavadeira. Mau agouro. Tragédias associadas? Ora, mas tragédias acontecem sempre! Se você pesquisar sobre o mês, verá que não há NADA que possa associar o mês a coisas ruins. Mas a noiva bate o pé e diz que não casa nesse mês. Nem aquela esperada mudança vai se realizar. Deixa pra Setembro. Nem fazer compras. Nem vender. Nem viajar. Não plantar. Nem sair de casa. Nem respirar. Muito menos escrever textos sobre o dia! Os romanos não gostavam de Agosto. Diziam que um dragão cortava o céu, cuspindo fogo durante o mês. Os argentinos, não gostam de lavar a cabeça nesse mês. Dizem que atrai a morte. Enfim, vamos dizer então que é um mês malvado. Precaução nunca é demais. A Superstição é a filha do medo, certo? Wow! Mas hoje é dia treze! Mais temor ainda! Haja superstição. Começou como? Bem, na religião cristã tinham 13 apóstolos na mesa da Santa Ceia. É uma hipótese. Ê número treze... O treze é algo tão obsessivo que na Escócia, os aeroportos não têm terminal 13. Lá, existe o 12B. A Microsoft não lançou o Office 13. Pulou do 12 pro 14. A Corel não fez o Draw treze, ao pé da letra. É o X3. Dia 31 (treze virado, para os conspiratórios) de agosto de 1997, a Princesa Diana morreu. Bateu no 13º pilar do túnel. No tarô, o 13º arcanjo maior é a Morte. Mesmo número do PT e do Lula.
Agora vamos ligar o dia/mês: no dia 13 de Agosto nasceu o mestre do suspense Alfred Hitchcock. Sugestivo, né? E quem não se arrepiou vendo "Os Pássaros" ou "Psicose". Nasceu Fidel Castro, dono de Cuba. Morreu H. G. Wells, o cara que escreveu "A Máquina do Tempo" e "A Guerra dos Mundos". Legal! Dia de Ártemis, deusa grega da guerra. Muro de Berlin começou a ser construído. É dia Internacional do Canhoto! Pobre gente de esquerda, esse dia deve ter sido originado da aversão que os canhotos sofriam na Idade Média.
MAS dia 13 não é nada terrível perto de um dia que está chegando. 24 de agosto! Falam que é o dia que o diabo vem para nosso mundo! Dia de todos os exus, no candomblé. E é o temível dia da Sogra. Haja coração!


Enquanto isso, voltarei pro trabalho, sabem como é... Depois de tanta crendice, acredito que se me pegarem aqui escrevendo pro blog, tomarei mijada. E passarei a acreditar nesse dia.