quinta-feira, 6 de setembro de 2007

É hoje!

Depois de agonizante espera desde Fevereiro, sim, finalmente hoje está de volta o campeonato esportivo anual que mais tem audiência no mundo! O campeonato que mais arrecada fundos em publicidade, patrocínios e de qualquer outra forma (coloca Copa do Mundo no bolso). É a NFL 07/08 que tem a partida de abertura hoje! Pra quem não conhece ou nunca ouviu falar e não tem interesse pelo football (ou futebol americano), vou explicar como funciona de uma forma beeeeem resumida como se procede o esporte que cada dia conquista mais pessoas e se expande no mundo em progressão geométrica:

Não é necessariamente obrigatório ser forte: os times necessitam ter ursões gigantes e gordos, corredores (alguns Running Backs da NFL ganhariam facilmente medalhas olímpicas em corridas de atletismo, caso participassem), chutadores (Punter e Kickers) com precisão cirúrgica, precisa de caras com mira impecável (Quarterbacks) e várias outras características que tornam um esporte coletivo onde se destacam habilidades individuais em conjunto.

Como funciona:

É um jogo de conquista de território. O objetivo é atravessar o campo inteiro (foto ao lado) com a posse da bola e chegar na Endzone (parte final do campo, como passar da linha de fundo do futebol). Um time tenta avançar território e outro time tenta defender e conter esse avanço. Como muitos pensam, não é um esporte violento, apesar dos agarrões. Existem inúmeras regras que impedem qualquer forma de violência. Os times têm quatro tentativas para avançar no mínimo 10 jardas, que só é dado se um dos jogadores passe a linha de 10 jardas do ponto de partida com a posse da bola. Já o outro time, tenta bloquear o avanço evitando que o jogador passe da linha ou bloqueando passes que alguém possa receber. Não vou falar de pontuação nem de regras em si. Estou aqui pra tentar explicar como o esporte procede. É fácil de entender e está se popularizando rapidamente no Brasil!

Hoje, o jogo será New Orleans Saints @ Indianapolis Colts (atual campeão).
Epa! Esse New Orleans Saints é daquela cidade do Katrina. Sim! Aquele show com várias bandas, incluíndo a parceria Green Day + U2 foi na reinauguração do estádio do time que havia sido parcialmente destruído com o furacão. Se ligou no "The Saints Are Coming"? É. Foi pro time que não jogava em casa por mais de ano!


Esse tem tudo pra ser um dos jogos mais disputados do campeonato, é abertura do campeonato, terão shows, festa e apresentações.
Vale a pena ver, pois não muito tarde, veremos jogos desses aqui no Brasil.

Então, HOJE:

@

New Orleans Saints contra Indianapolis Colts,
as 9:30, horário de Brasília na ESPN.
Pra quem não tem ESPN, ainda há esperanças:
Dá pra assistir pela internet, com o programa Sopcast, canais 22763(VLC) e 27362.
Você pode encontrar ele facilmente em qualquer site de downloads, como o Superdownloads.


Quer saber mais sobre regras e informações do esporte? Mande um e-mail pro pudimdebeterraba@gmail.com, que te mandaremos uma apostila com todas regras completas.


Pra quem eu vou torcer? Bem... torço pro Green Bay Packers, mas esse jogo torcerei pro Saints, tenho uma simpatia para com o time de Lousiana.


E aguardem, daqui uns dias os locutores falarão do PdB na ESPN! Fique tranquilo, avisaremos.


Abraços, de alguém que está contando as horas do kickoff inicial.