segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Personagem da semana - 8ª edição

O destaque da semana vai para o grande Graham Arthur Chapman. Pra quem não sabe, ele fazia parte do grupo Monty Phyton, e dia 4 fará 18 anos da morte desse grande personagem. Na verdade... O destaque será para o grupo todo, afinal a importância cultural que todo grupo deixou é indiscutível.

O quase quarentão grupo inglês foi conhecido pela irreverência, surrealismo e anarquia nonsense, com textos inteligentes e humor ácido. Era transmitido como série televisiva, onde durou quatro temporadas. Nisso, lançaram filmes, lp’s, peças teatrais e vários outros.
Para a geração que não conheceu o programa, Várias séries como South Park e o Casseta & Planeta (na época que era bom) são resultados de influência DIRETA de MP.

Sabiam que o termo “spam” usado na internet é originário da serie?
Tamanha influência exerceu o grupo que, após um grupo de advogados enviar uma mesma mensagem a um grupo de discussão na internet, em 1994, o fato de o Monty Python haver, numa de suas apresentações como vikings repetirem sucessivamente o nome de um enlatado chamado spam, por analogia (com a repetição das mensagens) este nome foi então adotado para designar aquilo que hoje, em internet, chama-se spam (fonte: antispam.br)


Segue alguns trechos do programa, todos legendados, que aconselho assistir. Não gosto de colocar o vídeo dentro do blog, então, segue link direto pro youtube:
Futebol de Filósofos legendado
"A piada mais engraçada do mundo", legendado


Bom… E o vídeo do funeral dele. Vale a pena MESMO ser assistido, Não era parte do programa de humor e é o funeral mesmo. Até morto ele conseguia fazer as pessoas rir.
AQUI.

A influência dele é tão grande, que participou do clipe “Can I Play With Madness?” do Iron Maiden e tem um ASTERÓIDE que foi batizado em homenagem a ele.

Não sei o que escrever, o que contar. É inexplicável! Só assistindo pra entender e ver que esculacham com muito humor vagabundo que vemos hoje. Temos mais tecnologia, acesso à internet, youtube onde qualquer um pode postar o que quiser. Mas em vez de progredir, o nível de coisas ridículas também aumenta. E ainda não surgiu nada atual que bata o grupo inglês (ou o humor inglês, leva-se conta que Rowan Atkinson, o Mr. Bean, também é da ilha da rainha).

Graham Chapman morreu aos 48 anos, vítima de um tumor na garganta. Foi uma grande perda, but always look to the bright side of the life.