segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Personagem da semana - 9ª edição (porém, semana 11)

Finalmente está de volta! Finalmente arrumei meu computador! Finalmente chegou o destaque novo.

Essa semana completa 101 anos de um dos maiores adventos criados pelo ser humano. Vindo do mais genial de todos brasileiros. O seu Alberto.
Na décima quarta tentativa, um material mais pesado que o ar conseguiu usar a própria força desse ar pra subir e "andar" entre 2 e 3 metros de altura por outros 60 metros, à frente, pilotado pelo Albertão.


E porra, quem é apaixonado por aeronáutica deve saber o quão o cara é incrível. Fez o 14-bis voar pelos próprios meios! Pau no cu dos irmãos Wright! Fizeram um planador, com motor só o Alberto!

Essa criatura peculiar era realmente interessante... Todos gênios têm algumas loucuras. Lembro quando visitei o Museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis - RJ, lá na Rua do Encanto. Saudades daquele lugar... Superstição. Só dava pra subir a escada começando com o pé direito. Lá, tem outras invenções do mestre, como o chuveiro de água quente. E o Observatório construído no telhado da casa. E coisas pitorescas. Incrível.
Enquanto morava na França, Alberto Santos Dumont foi preso enquanto estudava astronomia. Era 1914, no meio da Primeira Guerra Mundial e pensavam que era espião de guerra. Com isso, começou a ficar depressivo. E nômade, não parava em lugar algum.
Em 1932, na Revolução Constitucionalista, o Brasil entrou em guerra. São Paulo vs governo Vargas. E Santos Dumont vendo aviões cruzarem o céu, um atacando o outro.
Cometeu suicídio, de desgosto. Não deixou carta nem nada, mas declarava ser contra guerra e usar suas criações apenas para fins benéficos.
Seu sonho era que o avião fosse pequeno, como carros, e cada um tivesse o seu. Ficou desapontado quando viu os grandes aviões comerciais.

É dono da cadeira #38 da ABL, pois além de inventor era escritor.
Assinava Santos = Dumont, orgulhoso de sua origem Franco-Brasileira.
É o nome da rua que na qual habito.
É o cara.
Mas afinal, quem é o destaque dessa semana? o Albertão ou o 14-bis? Ah, você que escolhe, afinal o interessante é saber um pouco mais sobre o cara.

Como já disse e vou repetir, o destaque da semana não tem fim de ensinar nada sobre ninguém. Tem interesse em despertar curiosidade sobre algum determinado assunto. Aí cabe a você pesquisar e aprender mais sobre isso.
Cultura nunca é demais, e o PdB não vive só de bobagem.