segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Personagem da semana - 11ª edição

Esse destaque é pra fãs do Green Day, arte, subliminares e afins. Quem aí tem o álbum Insomniac, vai correndo buscar o encarte, porque vai precisar dele! Quem não gosta ou não tem o cd, acho que 99,94357% dos que acessam, acompanhe o post, pois não tem relação com a banda, mas sim com a capa do álbum.
Bom, gente... Essa é uma pesquisa mais profunda que eu fiz sobre a capa do Insomniac, a minha preferida do Green Day.

Foi trabalhoso demais, mas aprendi muito. Adoraria compartilhar com vocês:



Caso você não tem o cd, veja aqui a imagem dele: é bem grande pra poder ver em todos detalhes, tem 1,3mb caso você arriscar em abrir ela, e como já sabe, abrirá em outra janela:


Autor:
Quem desenhou a capa do cd foi Winston Smith, esse simpático senhor:

(nessa imagem, está segurando um dodô, animalzinho comum nas Américas extinto pelos portugueses/espanhóis no século XV).

A arte se chama “God Told Me to Skin You Alive” (Deus me disse para "carnear¹" você vivo), referência a um HQ, que também aparece na música “I Kill Children”, do primeiro álbum da banda Dead Kennedys, “Fresh Fruit for Rotting Vegetables”, escolhida pessoalmente pro Winston Smith e Jello Biafra (vocalista do Dead Kennedys). Além dessa música, a arte também aparece no encarte de “Plastic Surgery Disasters”, segundo álbum do DK, com o dentista do canto esquerdo do Insomniac, mas infelizmente não tem jeito de achar pela internet a imagem, mas aqui vem a capa do álbum:


¹ - Carnear significa arrancar a pele, tripas, entranhas, etc.

Segundo ele mesmo, a história foi o seguinte:

Ele era amigo do Tré (baterista), lá dos tempos da Lookout! Records, no final dos anos 80, começo dos anos 90, quando recebeu uma ligação pedindo pra fazer a capa de um álbum do Green Day. O convite foi rapidamente aceito.

O trio californiano foi pro estúdio e fizeram recortes de tudo que era imagens de interesse. Essa técnica é conhecida como "clipping". Aí, com as imagens separadas, elas são recortadas e coladas, formando uma composição. Deram pro Winston tais imagens, e delas sairia a capa. Entre elas, haviam imagens bem conhecidas, outras nem tanto. Depois eu falo sobre algumas... Segundo o artista, o trabalho ficaria pronto em duas semanas. Mas durou bem menos.

O nome do cd:

A princípio era pra ser chamar “Tight Wad Hill”, um lugar em Crockett, Califória, onde as pessoas iam para assistir jogos de futebol americano da John Swett High School (logotipo ao lado), além de vender e consumir drogas. Outra sugestão era “Jesus Christ Supermarket” Porém, apenas alguns dias depois do trabalho ser encomendado, ficou pronto. Ao perguntar, o Green Day ficou sabendo que o cara trabalhou 38 horas seguidas, sem dormir. Ao pedir como isso é possível, tiveram de resposta: "It's easy for me. I'm an insomniac". Coincidentemente, não se sabe se a influência da insônia do Winston Smith atingiu a capa, mas ficou tudo a ver, algo como um "bad dream", ou um sonho bem complexo, com imagens sutis, cores, sombras, etc.

Isso acaba com a teoria de que o Billie Joe (vocalista e guitarrista) sofria de insônia por causa do nascimento do filho e usava esse tempo para compor músicas desse álbum (não que não pudesse usar, mas a influência veio do WS).

Referências culturais e Subliminares:

Depois de mostrar a capa, o WS disse pros membros da banda que tinha três caveiras humanas no trabalho, cada uma representando um deles. Só acharam duas. Daqui a pouco eu mostro e falo mais sobre a terceira. Junto ao desenho, é possível encontrar também uma mulher nua/de pernas abertas. Está-se de perna aberta, bem provável que está pelada, mas não vem ao caso.

Temos imagens sutis (não confundir sutil com subliminar), como a dor, caos, medo, desordem, poder, e várias outras onde poderíamos passar uma tarde analisando.

Coisas interessantes sobre as imagens:

Algumas imagens que reparei no cd e são bem interessantes:

Primeira: Referência a Jan van Eyck: Wedding Portrait, de Jan van Eyck, pintura de 1434. Imagens pra ilustrar:


(estudem essa pintura, é cheio de mensagens escondidas, como casamento, gravidês, um auto retrato do pintor no espelho, etc.)

Agora, sobrepus o homem da pintura com o personagem do Insomniac. Vejam que interessante:


Segunda: Blue: A imagem original tinha um violão. Depois colocaram a Blue (nome da guitarra de BJ). Veja aqui:

Agora, com a blue:


Terceira: A caveira: Ela não é um desenho do Mr Winston. Originalmente, foi colocado no The French Ambassadors "Os Embaixadores", de Hans Holbein de 1533. Quem já estudou arte ou história da arte deve ter pelo menos ouvido falar nessa pintura.

Aqui a pintura:


É um dos primeiros subliminares da história!

E aqui imagens pra explicar a caveira, ela está no canto inferior esquerdo da capa:

Essa fotografia não é minha e não sei quem fotografou

Essa fotografia também não é minha e não sei quem fotografou. Reparem que o autor tem uma coisa preta na unha.

Já essa montagem, sim é minha.

Quarta: A mulher nua. Não foi fácil eu encontrar ela, afinal não tinha orientação pra achar. Mas consegui. Olhem no fogo, logo acima do fotoptor. Vou por umas imagens pra facilitar. Não é tão difícil né? Mas ta ali ela.

Ainda não achou? Desenhei ela:


Acharam?

E tem bem mais imagens estranhas, veja só:

Essas são as mais populares e comentadas pela internet e comunidades no orkut. Se você procurar na ilustração, vai achar várias outras imagens amorfas. Coincidência ou não, cada um vê uma coisa nova na capa. Pode ser apenas ilusão de óptica, como realmente pode ter algo ali. Comenta-se também da existência de três fadas, mas não passam de comentários, afinal não vi ninguém mostrar onde estão e não achei de jeito algum.

O dentista da capa também tem referencia no clipe de Geek Stink Breath da mesma banda, dirigido por Mark Kohr, em 1995.

No mesmo ano, com o mesmo diretor, lançaram o clipe de Stuck With Me, esse, TODO baseado na capa do álbum da banda. Daria pra fazer uma análise do videoclipe. Mas isso, deixaremos pra outra hora, assim como outros trabalhos do WS, vou mostrar um apenas pra ilustrar, o Tijuana No:


Legal, não?

(ufa)

Agradeço a Camila Gimenez e a Carolina Assis que me ajudaram pra caralho nessa pesquisa.


Aroveito a oportunidade pra dizer que a comunidade Green Day Brasil foi roubada e deletada um tempo atrás. Então recriamos ela e contamos com todos para nos ajudar e fazer voltar a ser pelo menos 10% do que era. Tínhamos 140.000 membros, agora conseguimos passar dos 1.000 haha faltam 139.000 e contamos com sua ajuda. Entre nela clicando aqui

Postagem em conjunto com esse tópico AQUI


Quer conhecer o album?
baixe ele!