quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Planeta Terra em outros lugares?

Muito legal! Já se estuda, na engenharia planetária, formas de transformar planetas hostis, em locais adequados para viver, em projetos que obviamente, só poderão ser analisados e estudados daqui centenas de anos.
Mas o interessante é que já existem previsões e maneiras de tornar locais como Vênus, que é o inferno do sistema solar, em um local como o nosso. Com oceanos, vegetação, animais, até lá, com controle de doenças, epidemias, aquecimentos globais e mais (isso se não morrermos antes desse dia chegar). Porém, ainda é MUITO longe de nossa realidade. Antes disso, seria necessário estudos profundos da história geológica do planeta, naves extremamente rápidas pra viajar a lugares distantes pra coleta de amônia, "fabricar" água através de reações químicas sobre dióxido de carbono, seres vivos que tenham metabolismo que fabriquem oxigênio, entre outros.
E imaginem a guerra econômica de povos que gostariam de controlar os novos pedaços de terra! Mas enfim...
O mais legal de tudo, pra eu, que amo cartografia, é ver como ficariam esses planetas novos, com continentes, oceanos e mais. Essa "ciência" se chama "terraformação" e já existem sociedades e grupos de estudo com o início de uma looonga jornada que virá pela frente...
Vejam que legal que ficaria Marte:

O interessante é que teríamos oceanos apenas no hemisfério norte e um megacontinente no hemisfério sul!



E a Lua?

Nossa, um lado repleto de continente!





Vejam só que legal seria Marte, observando o Valles Marineris, que se tornaria uma baía, o maior cânion do sistema solar!




e se fosse cheio de vegetação?




e Vênus?


Wow, é de perder horas lendo sobre isso, nunca chegarei nem perto de ver isso, mas já pensaram que interessante? Novos continentes, novos lugares, novos oceanos...
é de perder o fôlego!