terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Síndrome de Top 10.


Na verdade era pro título ser "top 10 das síndromes", mas eu sempre tive uma uma síndrome de top 5, top 10, top 3 que não é fácil controlar.

Tanto que o único programa que assistia na mtv até pouco tempo era aquele Top-Top.

Um filme que gosto de ver também é aquele alta fidelidade com o john cusack.

E o dia mais esperado do ano pra mim é o do top 3 da fifa. Dá-lhe Ricardo Izecson.

Mas vamos lá.

10 - Síndrome de Estocolmo
Onde um “refém” se apaixona pelo sequestrador. Doido né… mas tudo começou na Suécia, em (adivinha??) Estocolmo, quando ladrões de banco fizeram reféns e ficaram todos no banco do dia 23 ao 28 de agosto em 1973. As vítimas se simpatizaram com os ladrões, chegando até a se recusarem a testemunhar contra os ladrões. Depois de cumprida a sentença, uma das mulheres até se casou com um dos ladrões!



9 - Síndrome de Lima
O oposto da Síndrome de Estocolmo: neste caso, os bandidos têm extrema compaixão pelas vítimas.

Ganhou este nome após a crise na embaixada japonesa em Lima, no Peru, entre 26 de dezembro de 1996 e 22 de abril de 1997. Os membros do Tupac Amaru tomaram como reféns os convidados de uma festa promovida na casa do embaixador japonês no Peru. Entre os reféns encontravam-se diplomatas, membros do governo e militares.

Depois de meses de negociações infrutíferas, os reféns foram libertados por militares peruanos, embora um refém tenha sido morto.



8 - Síndrome de Diógenes
Diógenes foi um filósofo grego que vivia em um barril de vinho. Quando Alexandre o Grande perguntou “O que você mais quer no mundo?” ele respondeu - “Que você saia da minha sombra”.
A síndrome de Diógenes, é quando uma pessoa vive reclusa por se negar a existir.



7 - Síndrome de Paris
É uma síndrome que só acontece em japonês, e faz com que eles tenham um colapso nervoso quando pisam na terra do croissant. Dos milhões de turistas japoneses que visitam, cerca de uma dúzia sofrem dessa síndrome e precisam voltar pra casa.
Tudo isso por causa do choque de culturas!! Alguns tem uma idéia de Paris antiga e quando chegam lá se deparam com uma metrópole moderna. Também ficam meio perdido pela falta de comunicação e entram em surto. Até a embaixada japonesa em Paris já tem uma linha de telefone de emergência só pra atender esses casos.



6 - Síndrome de Stendhal
A síndrome de Stendhal é uma doença bastante rara. Ela acelera o rítmo cardíaco, faz você ter falta de ar e até mesmo alucinações. E isso é decorrente do excesso de exposição do indivíduo a obras arte, sobretudo em espaços fechados.
O primeiro “maluco” foi o escritor francês, Stendhal que sofreu dessa perturbação em 1817, quando fez a primeira descrição detalhada dos seus sintomas.



5 - Síndrome de Jerusalém
A pessoa fica meio maníaca com idéias religiosas e tem ilusões.



4 - Síndrome de Capgras
O Delírio de Capgras é um distúrbio onde uma pessoa acredita que um conhecido, ou parente, ou até seu marido ou esposa foi substituído por um impostor idêntico.



3 - Síndrome de Fregoli
Essa é pior que a síndrome de Capgras. Na verdade ela é bem parecida. A síndrome de Fregoli é quando uma pessoa acha que duas ou mais pessoas são uma só e que ela vai mudando de disfarce e aparência para tentar enganá-la.



2 - Síndrome de Cotard
É quando uma pessoa acha que morreu, ou não existe, ou que esta apodrecendo, ou que perdeu os órgãos internos! (wow!!) Em casos raros, o maluco pode achar que é imortal…



1 - Síndrome da Amnésia Duplicada
É quando uma pessoa acha que um local foi duplicado e existem duas salas simultaneamente em locais diferentes. Por exemplo, uma pessoa pode acreditar que ela de fato não está no hospital para onde foi enviada, mas para um exatamente idêntico em outra parte do país. Tem malucos que negam essa síndrome e ainda afirmam que os médicos é que trabalham nos dois lugares.

Ah, e obrigado por me adicionar no orkut e mandar recados de elogios ao pdb. Ainda essa semana respondo um por um e adiciono todo mundo.