terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Top 10 - Criptozoologia

Criptozoologia é a ciência que estuda animais e criaturas de existência não comprovada, vista por apenas um pequeno grupo de pessoas. Através desses estudos, que foi comprovada a existência da lula-gigante, do ornitorrinco e do dragão de komodo.
Porém, alguns animais até hoje nunca mais foram avistados. Uns, caíram na lenda e outros foi comprovada a inexistência.

Aqui segue a lista dos dez maiores casos de criptozoologia mundial, excluindo casos mitológicos, como dragões, fênix e animais fantasiosos.


* 10º Lugar

O Monstro da Ilha Canvey
O monstro da Ilha de Canvey, foi visto em 1945, na Ilha de Canvey, Inglaterra. Media cerca de 76 centímetros, possuía olhos enormes, pele rosada, brânquias e aparentava ser bípede. Esse animal, após analisado e dissecado por zoólogos, foi cremado, por objetivos de não apavorar a população (?). Em 1955, foi encontrada uma carcaça do mesmo animal, porém muito maior: Media mais de um metro! Porém, não existem documentos oficiais dizendo que fim deu com o corpo do animal. Em 1999, ocorreu uma investigação sobre o caso. Concluiu-se ser uma espécie desconhecida pela comunidade científica. Outro ramo, afirma ser um Lofiforme, espécie de peixe. O animal nunca mais foi visto e o caso terminou inconcluído.




* 9º Lugar

O Diabo de Jersey
A criatura que inspirou o nome do time de hóquei no gelo New Jersey Devils, surgiu no século XVIII. Mr. Leeds, querendo perpetuar a família, teve vários filhos. Ao engravidar pela décima terceira vez, a mulher do Mr. Leeds deu a luz uma criatura bizarra, com rabo, patas e mandíbula gigante. Toda população acreditava ser uma obra do diabo. Existem várias descrições da criatura, feita por civis, policiais e políticos da cidade que a viram. Confira as mesmas aqui.



* 8º Lugar

O Bunyip

Além de ser um animal do folclore aborígene, já foi avistado em toda a Austrália nos tempos da colonização. Vivia em lagos e áreas alagadiças. Relatos dizem que à noite, era possível ouvir o grito do animal, que usava para atacar suas vítimas. Recentemente, foi encontrado um estranho esqueleto, colocando em evidência a possível existência da estranha criatura. Atualmente, ainda é possível ouvir estranhos gritos nas regiões que ele habita, porém ainda não foi visto. Estudos mais recentes, comprovaram que o esqueleto era de um cavalo desfigurado. As explicações mais viáveis, levam crer que era um Diprotodonte, animal extinto há séculos.



* 7º Lugar

O Demônio de Dover

Apareceu apenas dois dias. 21 e 22 de Abril de 1977, em Dover, Massachussets. Visto pela primeira vez por três adolescentes, o monstro de olhos laranjas, membros finos e compridos e pele fina, apareceu uma hora depois para outro menino, de 15 anos, quando voltava para casa. As descrições do ser eram exatamente iguais, dos adolescentes e do menino. Um dia depois, apareceu novamente para duas pessoas, de 15 e 18 anos. Novamente, descreveram a criatura exatamente como as outras, jurando frente à uma bíblia. Fontes informam que pode ser um ser híbrido que escapou de algum estudo, um grey (espécie extraterrestre), ou o El Chupacabras. A veracidade dele é contestada, por ter sido visto apenas por jovens de 15-18 anos, onde céticos especulam ser apenas uma brincadeira de mal gosto.



* 6º Lugar

O Zuiyo Maru


Essa carcaça foi pega acidentalmente por um pesqueiro japonês na costa da Nova Zelândia em 1977 . Cientistas não consideraram como um peixe, mamífero ou espécie de baleia. Com cerca de dez metros de comprimento e um e meio apenas de pescoço, a carcaça foi jogada de volta no oceano pelos pescadores, pelo espaço que ocupava. Nos anos 80, levantou-se a hipótese de ser a carcaça de uma espécie de tubarão, ainda não descoberto pela ciência até então. Mas nada de criaturas pescoçudas e/ou magníficas. Apenas carne dilacerada que formou a estrutura.



* 5º Lugar

O Mothman


Apareceu em West Virginia, nos Estados Unidos na década de 60. Com cabeça ligada ao tronco e grandes olhos vermelhos, sobrevoou algumas cidades e teve inúmeros avistamentos. Passou várias vezes po uma usina de TNT, da segunda guerra mundial e foi visto e relatado por muita gente que cruzava a usina. Depois de muito tempo, reapareceu sobre a Silver Bridge, no desastre que matou 46 pessoas. Não há nenhuma teoria plausível sobre explicação do ser. Já foi lançado um filme sobre a história, "A Última Profecia", abordando os dias antes da queda da ponte Silver, estrelado por Richard Gere.




* 4º Lugar

O Macaco de Loys


Foi encontrado pelo geologista suíço François de Loys entre a Colômbia e a Venezuela em 1917. Buscando por petróleo dentro da mata, viu duas criaturas de cerca de 1,60m correndo. Atirou contra elas, e abateu uma. Esta, fêmea, foi capturada, enquanto o macho correu para a floresta. Foi fotografada e arquivada. Anos depois, procurando informações sobre tribos indígenas, um antropólogo que estudava a expedição de Loys encontrou a foto e a publicou. Céticos afirmam que a fotografia não mostra o animal em escala, podendo assim ser apenas um macaco-aranha deformado, com somente alguns centímetros de altura.




* 3º Lugar

El Chupacabras

Relatado em mais de dois mil casos de mutilação de animais em toda a América, foi visto e revisto na mídia sensacionalista. Possui várias formas e características, das mais "midiáticas" às plausíveis. Até hoje, os ataques nos animais, formas de que morreram e incisões são um mistério. Apareciam sem os órgãos internos, extraídos por pequenos orifícios feitos no corpo, todos sem aparentar alguma resistência ao ataque. Já indicados como cães e outros animais carnívoros, até hoje não foi fotografado ou apanhado. Sumiu da mídia há algum tempo, junto com os ataques, várias vezes acontecidos no Brasil. Augusto Liberato ganhou rios de dinheiro sobre o "bicho".



* 2º Lugar

O Pé Grande


Um dos mais célebres "animais", vive na região dos Grandes Lagos, entre Estados Unidos e Canadá. O macacão possui entre 2 metros e meio e 3, é coberto de pêlos e bípede. Há mais de 100 anos vem aparecendo, mas até hoje não houve nenhuma prova da existência do animal. A mais recente, foi em Setembro de 2007, perto de Pittsburgh. Se tornou tão popular que a veracidade é cada vez mais contestada, frente várias montagens e armações criadas por fotógrafos amadores e pessoas querendo brincar.



* 1º Lugar

O Monstro do Lago Ness


Nessie é o ser mais estudado de todos. O monstro escocês surgiu em 1933 e até hoje gera curiosidade e turismo às cidades que circundam o grande lago. A última aparição foi em maio de 2007 em um vídeo, que vem sendo estudado até hoje. Porém, como o número de hoaxes vem sendo cada vez maior, a credibilidade da existência do monstro vem baixando com o tempo. Equipamentos moderno de sonares, expedições, navegações e mergulhos continuam sendo feitos no lago, que nunca indicaram qualquer sinal de presença do animal.



Em proporções brasileiras, temos o Mapiguari, que vivia na floresta tropical Amazônica e já apareceu em roteiros do seriado Lost.