segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Personagem da semana #21

Parabéns! Os balcãs agora tem uma nova República!
Interessante e importante pra quem vai fazer vestibular esse ano!


Finalmente, depois de anos de guerra, dependência do Império Otomano, dependência Ioguslava e Sérvia a província de Kosovo agora é um país!
Ontem, o premiê kosovar Hashim Thasi acordou com vontade de deixar a província independente: Marcou reunião no parlamento, em Pristina, e declarou Kosovo independente da Sérvia com 100% dos votos dos parlamentares. A independência foi proclamada em vista que, mais de 90% da população é albanesa e luta há muito tempo por soberania territorial, econômica e política.

Os russos, liderados pelo presidende Putin, estão contra, afinal, o ex território de domínio soviético está rumando para influências ocidentais e com interesse de entrar na União Européia, causando desespero russo, pois a UE estaria chegando nos Balcãs! Sendo membro permanente da ONU, tem o poder de VETAR a independência do país, dizendo que ela é nula e improcedente.

Sendo independente, a ONU vai começar a se retirar da administração e sabem quem vai entrar? A União Européia! E com apoio da OTAN! Esse é o motivo do alarde russo e dos aliados, como a própria Sérvia, Montenegro e a Bósnia-Hezergovina (todos, que conseguiram independência da antiga Ioguslávia).

Antes da soberania, Kosovo era uma província servia, mas administrada pela ONU, frente a autonomia e desligamento com o centro de controle sérvio. Lá, tinha o próprio governo e parlamento funcionando.

Localização de Kosovo, no mapa


O risco de guerra civil é iminente.

Vários países já reconheceram a independência de Kosovo:
dentre os principais, estão a Albânia (maior aliado kosovar), Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, França, Japão, EUA, Reino Unido e Turquia.

Contra, temos:
África do Sul, China, Rússia, Grécia, Nova Zelândia, Sérvia e Bósnia.

O Brasil, como tem grandes relações com a Rússia, se absteve em tomar uma posição tão cedo.
A ONU está toda em acordo para a aprovação, mas ainda precisa da autorização da Rússia.
O COI (Comitê Olímpico Internacional) está de acordo com a independência e convidou o país a participar dos jogos de 2008 com a bandeira do país.



A história mal começou e ainda tem MUITO pra correr.
Aproveitem e acompanhem TUDO que puder, pois isso faz parte da história mundial, e todos nós podemos acompanhar fato por fato.