sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

TOP 10 - Animais mais mortais do mundo

Sem enrolação:


10º Lugar - Os Sapos Dendrobatidae (Phyllobates terribilis)
Esse lindo anfíbio tem toxinas espalhadas por toda pele. Apenas 40 microgramas de tal veneno é suficiente pra matar alguém. Pra ter idéia, um micrograma é uma potência de 10 na MENOS SEIS, ou seja 0,000 001 gramas. Um milionésimo de grama. Para se aproveitar do veneno, alguns índios da América do Sul usavam o veneno em ponta de flechas para abater suas vítimas. É um animal lindo, mas pra se ver de longe.



9º Lugar - O Búfalo Africano (Syncerus caffer)
Estranho aparecer esse animal na lista. Herbívoro que pesa quase uma tonelada, teve várias espécies domesticadas na pecuária. Mas nunca o africano. O violento bovino consegue escapar de ataques de leões que o respeitam e só conseguem atacar em enormes grupos. Senão apanha. E feio. Pra piorar, eles vivem em rebanho e não são amistosos. Imagine uma turma de "bois" de 1 metro e 70cm, 3 metros de comprimento e dois enormes chifres correndo atrás de você. E olha que são herbívoros... Naturalmente, habitam a savana africana.


8º Lugar - O Urso Polar (Ursus maritimus)
"Que fofinho, me dá um". O único carnívoro de todos os ursos é o maior carnívoro terrestre do mundo e mais territorialista de todos. Com 2,60 metros e 700 quilos, ele faz ter idéia do que pode ser o abraço de um urso. Imagine essa criatura com fome, após a época que hibernou. Uma patada pode arrancar a cabeça de um humano fora. É bom se manter longe deles. Habitam a região ártica.


7º Lugar - O Elefante Africano (Loxodonta africana)
Apesar de acompanhar o homem desde tempos remotos, pesa mais de quatro toneladas, possui presas gigantes. Quando em estado fértil, se tornam agressivos e territorialistas. Quando correm, atingem até 40km/h. Conseguem matar um humano como nós matamos um rato. Causam média de 500 mortes por ano. Assim como os búfalos, vivem na savana.


6º Lugar - O Crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus)
Maior réptil do mundo. Vive na Oceania, nas costas da Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Filipinas e pequenas ilhas da região. Os machos atingem 1,7 metros e pesam mais de uma tonelada. Em uma dentada, podem matar um boi, onde geralmente após capturar a presa, a leva para debaixo d'água para que se afogue e facilite a caçada. Mas faz isso por preguiça, uma dentada pode matar qualquer um na hora.


5º Lugar - O Leão Africano (Panthera leo kruger)
África de novo! Junto com o elefante e o búfalo, formam o Big Five da savana africana, os cinco animais mais difíceis de caçar! Junto aos três, entra o Rinoceronte e o Leopardo. Não é a toa que é chamado de "Rei". Esse excelente caçador raramente perde uma batalha contra outros animais. Constantemente ataca humanos, quando provocados. Porém, se não molestados, apresentam pouca ameaça. As espécies de cativeiro têm mais incidência de ataques, por maus tratos ou revolta contra o domador.


4º Lugar - O Tubarão Branco (Carcharodon carcharias)
Animal costeiro, mesmo estando afastado de 1 quilômetro, consegue sentir cheiro de sangue e vai ao encontro do odor. Não costuma atacar humanos, pois temos pouca gordura no corpo. Costuma atacar morsas e leões marinhos, mas pode confundir facilmente um surfista com um destes. Porém, ao ver que temos carne "ruim", nos abandona feridos. Não costuma atacar e muito menos matar os humanos. Mas vai dizer isso lá em Recife e João Pessoa.


3º Lugar - A Vespa do mar (Chinorex fleckeri)
Com tentáculos repletos de nematocistos, tem veneno suficiente pra matar 60 humanos em uma ferroada. Seu veneno é 600x mais potente que uma caravela comum. Não mede mais que 15 centímetros, mas seus tentáculos medem mais de 3 metros! Só solta o veneno ao entrar em contato com a pele. Destrói os glóbulos vermelhos do sangue, causando parada cardíaca e respiratória. Vive na costa australiana, que faz salva-vidas terem de usar meia-calça para proteger as pernas dos pequenos e frágeis tentáculos, que não conseguem furar a meia. Delicado, porém mortal.


2º Lugar - Cobra naja (Naja ashei)
Peçonhenta e agressiva. Cospe o veneno até a 2m de distância e atrai atenção do homem pela agressividade e dança. É louvada na Índia e é lá mesmo onde mais mata. É aquela cobra que dança com a flauta (apesar de ser surda). Ataca fatalmente cerca de 50.000 pessoas por ano.




1º Lugar - O Mosquito!
Incrível! Todos nós já fomos mordidos algumas vezes por essas criaturas "inúteis." Mas alguns deles transmitem dengue, malária e várias outras doenças. Esse bichinho mata cerca de 2 milhões de pessoas por ano e somando todos os outros animais da lista, não chegam nem perto dos números do mosquito.



Fonte do top: Revista Nature
Textos, por mim.