terça-feira, 8 de abril de 2008

Top 10 - Marcas Fictícias


Estava pensando hoje, se algumas marcas que existem só em seriados/filmes se tornassem reais, qual seria o retorno comercial e financeiro conquistado por elas. Com base nisso, montei um top 10 de quais seriam as mais bem sucedidas/populares:


Marca #10
OCEANIC AIRLINES
Onde: Lost
Razões do sucesso/popularidade: Em 22 de setembro de 2004, um Boeing 747 da empresa cai em uma ilha no Pacífico Sul, com poucos sobreviventes. O mundo todo fica aflito na frente da televisão enquanto as equipes de busca tentam encontrar o avião. Foram criados sites oficiais da empresa (oceanicairlines.com) e linhas de contato telefônico reais na Inglaterra e Estados Unidos para parentes de vítimas. Um tremendo sucesso de marketing e qualidade.


Marca #09
MOE'S TAVERN
Onde: Os Simpsons
Razões do sucesso/popularidade: Taverna frequentada pelos maiores personagens da série, que apreciam uma boa cerveja, bilhar, ovos em conserva e tudo mais, sem a presença feminina. Lá, é possível tomar uma Duff e ter a presença de Barney Gumble, Moe Szyslak, Lenny, Carl, entre outros, além de Homer Simpson.


Marca #08
UMBRELLA CORPORATION
Onde: Série Resident Evil
Razões do sucesso/popularidade: Com base em Racoon City, a multinacional Umbrella Corp. usava a indústria farmacêutica como fachada para realizar estudos científicos genéticos e armas químicas / biológicas. O T-vírus, criado ilicitamente (através de subornos à autoridades) pela Umbrella, tem o poder de reanimar mortos.

Marca #07
GIGABYTE CAFÉ
Onde: Malhação
Razões do sucesso/popularidade: Existe desde 1999 (quando usava o nome Guacamole), e é lá onde todo mundo come lanches naturais, suquinhos que nunca são bebidos, ocorrem despedidas, chegadas, conflitos e tudo aquilo de séries teen.


Marca #06
MINISTÉRIO DA MAGIA
Onde: Série Harry Potter
Razões do sucesso/popularidade: O Ministério, localizado em Londres - Inglaterra, controla e define as leis para a ordem do mundo dos bruxos, e a relação entre eles e os Muggles. Sua porta de entrada é a famosa cabine telefônica.


Marca #05
KWIK-E-MART
Onde: Os Simpsons
Razões do sucesso/popularidade: De propriedade do indiano Apu Nahasapeemapetilon, o mercadinho é alvo frequente de assaltos e situações bizarras. Sempre com preços excessivos e produtos vencidos, porém com validade alterada, o Kwik-E-Mart não deixa de ser um lugar que adoraríamos visitar e fazer compras. Recentemente, a rede 7-11, para promover o longa metragem da franquia, se fantasiou do mercadinho do Apu. Foi um sucesso.


Marca #04
ORGANIZAÇÕES TABAJARA
Onde: Casseta & Planeta
Razões do sucesso/popularidade: Muito mais que uma empresa, é um clube de futebol, universidade, tv por assinatura, publicações, televendas, segurança e muito mais. Possui produtos que todos nós gostaríamos de ter em casa, seja um Personal Pintovision ou um Maridocard.


Marca #03
GHOSTBUSTERS
Onde: Ghostbusters, o filme
Razões do sucesso/popularidade: O filme de 1984 que leva o mesmo nome da empresa, ainda rende frutos. Foi criada porque cientistas universitários foram demitidos por fazer apenas análises parapsicológicas, não agradando os cientistas tradicionais. Para se sustentar, abriram os "Caça-Fantasmas", compraram uma perua e contrataram uma secretária. Assim, conseguiram seus primeiros casos.


Marca #02
CERVEJA DUFF
Onde: Os Simpsons
Razões do sucesso/popularidade: Não é exagero os Simpsons aparecer três vezes nessa lista. Seus produtos são de um impacto e exploração surreais! Paródia da Budweiser, a cerveja Duff é unânime em Springfield, promovendo eventos esportivos, bebedeiras, eventos patrocinados e tudo mais. Tem como seu principal divulgador, o Duffman e o calendário Duff. Quem nunca quis beber uma Duff?


Marca #01
ACME
Onde: Franquia Looney Tunes
Razões do sucesso/popularidade: ACME = A (ou American) Company that Makes Everything. A companhia não tem um produto definido. Fabrica desde fuzis, bombas de TNT, veículos bizonhos, bigornas e tudo que foi imaginável. Aparece em desenhos do Papaleguas, Pernalonga, Patolino e todos Looney Tunes. Enfim, um monopólio dos desenhos animados da Warner. Imbatível, sólida e eficiente, tem como principal comprador o Coyote. Porém vale ressaltar que os produtos nunca funcionam na hora que deveriam.