sexta-feira, 30 de maio de 2008

Assunto de homem

Sempre foi meu terror. Chega convite pra formatura, festa, reunião, entre tantas coisas e lá no meio, o maldito traje que sai eu ligando pra amigos que também vão com a pergunta de sempre: "como que tu vai vestido?"
E enquanto mais nos aprofundamos no mercado de trabalho, mais surgem ocasiões para nos desafiarem no que vestir. Pra tentar acabar definitivamente minha dúvida, fiz uma pesquisa com amigas estudantes do curso de moda e estilismo pra darem uma força pra mim e pros leitores do PdB, sobre o que devemos vestir.

ESPORTE:
Sem relação nenhuma com jogos esportivos, o traje esporte é adequado para eventos em ocasiões diurnas. Quando receber um convite dizendo isso, vá bem informal: um jeans, acompanhado de uma camisa ou uma camiseta de gola polo. Dispensa uso de gravata. Se estiver frio, um blazer quebra o galho. Nos pés, não invente em por tênis. Aqueles sapatênis ou um mocassin são mais adequados. Naturalmente, não é necessário combinar as peças. Mas também não é pra "descombinar". Use cores que se complementem.

PASSEIO:
Aqui, a coisa fica mais fina, porém sem perder a informalidade. Use calça social, com camisa. São pedidas cores claras, porque geralmente os eventos são realizados durante o dia. Caso for a noite, as escuras caem bem. Gravata!!! Porém, se tiver uma gravata mais "animada", dá pra usar, mas sempre evite cair no ridículo. Sapato é obrigatório, mas ainda pode ser daqueles de amarrar, com cadarço. Bico arredondado ou quadrado, tanto faz, se possíveis foscos. No frio, uma blusa de malha e/ou um blazer. Mulherada vai molhar as calcinhas!

PASSEIO COMPLETO / SOCIAL:
"Terno". É o tradicional terno e gravata. Conjunto, de calça social, camisa e gravata. Sapato. Enfie o All-Star no cu. Dê preferências para cores escuras no conjunto, salvo pela camisa que pode ser clara, contrastando com o casaco e a gravata. Pra identificar a camisa, veja pelos números. Se forem tipo "38, 39, 40" é social! Se for "2, 3, 4" é esporte! Elas têm diferença! A gravata deve ter a ponta na altura da fivela do cinto, que é obrigatório. A mesma, dispensa o uso daqueles pregadores, que é coisa de velho.

À RIGOR / BLACK TIE:
O mais social de todos. Não tem segredo, afinal não deve inventar muita história pra ele além do básico: Smoking e black tie. Sempre preta, como diz o nome, caso tiver no convite. Evitar extravagâncias e camisas de cores diferentes, se tiver azar, vai ficar igual à um garçom. Mas não se preocupe. Caso você não seja um ganhador do Oscar ou um super-bem-sucedido, vai usar essas roupas uma ou duas vezes na vida. Aí, vale mais alugar!




Pra que seguir todas essas regras? Pra não ser um pateta. Apenas respeite-as. Ir de All Star e coisas que chamam atenção é coisa de pirralho que quer fazer de tudo pra ser o centro das atenções, já que não consegue ser por ele mesmo. Com excessões de você ser o centro da festa (a là Valentino Rossi), evite ao máximo ir metido à rebelde de boutique. Você fará sucesso entre amigos. O resto vai te achar ridículo. Incluindo a mulherada. Não, não é style ir de tênis e gravata do Mickey. Saiba disso, não sou eu quem está dizendo.

E o principal conselho, mulherada gosta de homem bem vestido. Nada de pentelho que quer aparecer forçadamente. Mas aquele que aparece pelo bom gosto, que usa um perfume bom (e não aqueles que todo mundo usa. Tem uns bons e baratos no mercado, é só procurar) e sabe se portar na frente das pessoas.

Post dedicado para a Daniela, Vanessa e Bianca, que agradecem por eu de alguma forma, ajudar a diminuir o número de "arruaceiros" de festa.

update:
Minha irmã mandou agradecer também!

update do dookie: all star, blazer e skinny jeans é tão legal. Julian mal-humorado.

reupdate do julian: só falta um boné virado e uma correntinha de missanga. não é mal-humor, são normas, seu unfashion auehuahe

rereupdate do dookie: normas? eu não respeito normas...sou punk, humpf