segunda-feira, 16 de junho de 2008

Jogos são proibidos no Brasil.

É uma pena. Não podemos culpar as autoridades por essa proibição, afinal é a própria população que alimenta um mercado ilegal com caça-níqueis eletrônicos, completamente adulterados, bingos com cartelas marcadas, e tudo que é tipo de jogatina que abusa do apostador.
Se fosse liberado, imaginem o trabalho pra fiscalizar tudo. Se o ilegal é difícil, imagina o que está na legalidade.
Por outro lado, daria emprego pra muita gente, seria um atrativo turístico e daria um charme muito legal às localidades que recebessem as casas de jogos. Ah, imagina eu morando numa delas, jogando um pokerzinho e black jack, blood, sex and booze. Salve Bender Rodriguez, que queria ter seu próprio parque temático com jogos e prostitutas (vide Futurama). Mas não temos nada. Nem bingo! Porque era uma roubalheira só! Muito triste isso, até porque a culpa não é só de quem vende/aluga as máquinas. Mas do jacú que vai lá jogar mesmo sabendo que as chances de vencer são menores que 15%.

Mas, o que está virando moda aqui no Brasil e já acontece há um bom tempo no Japão, é grupos de amigos se juntarem pra jogar investir na bolsa! Pipoca pelo mundo grupos de jovens investidores, com 20, 25 anos, já colocando grana na Bolsa!

SIM! A Bolsa de Valores, nossa Bovespa. Lá se compra e se vende ações.
Como funciona: Uma AÇÃO nada mais é que parte da propriedade de uma empresa. Ela pode ser comprada e vendida livremente, sem aquela maldita burocracia. Então, quando você compra uma ação do PdB, se torna um SÓCIO do Pudim de Beterraba. Aí você pode negociar ela! E pode render uns trocos no bolso do investidor!
O legal é que isso dá uma BOA grana, se souber apostar investir! Você compra, por exemplo, uma ação baratíssima e vende ela 6 vezes mais cara! Ou compra uma outra ação e se quebra, porque a empresa não vai te dar retorno!

Estou aprendendo como funciona, é muita informação mas pouca dificuldade.
Quem tem interesse em formar um grupo de investimentos (não preciso nem comentar que precisa ter grana no bolso), achei um ótimo "curso" de como funciona a bolsa, da própria Bovespa. Estou aprendendo por ele, pois sou leigo no assunto:

Curso básico de Investimento:
http://www.bovespa.com.br/Investidor/CursoBasico/curso_bov.htm

Como investir:
http://www.bovespa.com.br/Investidor/Iniciantes/ComoInvestir.asp

Como acompanhar o investimento:
http://www.bovespa.com.br/Investidor/Iniciantes/ComoAcompanhar.asp

Glossário financeiro:
http://www.bovespa.com.br/Investidor/DicionarioFinan/dicionario.htm


E o mais interessante:
Pra aprender, é necessário praticar, certo?
Aí a Folha em parceria com o Bovespa, criou um SIMULADOR de bolsa de valores, seguindo o mercado real! Lá, da pra fazer loucuragem sem perder um centavo!

Hoje a tarde, comprei ações da Petrobrás e da Gerdau! auehuae
Pra galera que tem interesse, o simulador de bolsas
http://folhainvest.folha.com.br/

Conte como anda sua empreitada financeira! Se você tem conhecimento completo de como funciona, dicas de investimento ou algo assim, mande pra nós também! Estou adorando conhecer esse mundo! Vale lembrar que apenas maiores de idade podem investir na bolsa, ou menores sob conta de responsáveis numa corretora.