segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Bichinhos


Oficialmente, apenas a partir de 1972 tivemos mascotes olímpicos. Vamos conhecer e analisar eles!


Munique'1972 - WALDI

Waldi é um cão da raça dachshund. Foi escolhido por ser um cão popular da Alemanha e possui características atléticas: resistência, tenacidade e agilidade. Pintado em várias cores, expressava a alegria e diversão dos jogos. Não há motivos especiais para o nome. Um mascote muito interessante, porém pouco adaptável para aplicações comerciais.



Montreal'1976 - AMIK
Essa mancha escura com uma faixa transversal vermelha é um castor. Recebeu esse nome graças ao idioma algoquino, do povo algoquiano, tribo nativa do Canadá. O que significa? Castor, animalzinho típico canadense. Criativo, hein?



Moscow'1980 - MISHA

Primeiro mascote das Olimpíadas de Verão que fez sucesso, apesar do grande boicote liderado pelos americanos. Desenhada pelo famoso desenhista soviético Victor Chizikov (só na antiga URSS), Misha fez o mundo chorar no encerramento dos jogos, com aquela lágrima caindo. Particularmente, parece que pegaram um ursinho de pelúcia e colocaram uma cinta com os anéis olímpicos e já era.


Los Angeles'1984 - SAM

Sim, como dá pra perceber, foi criado e desenhado pela Disney. Tremendo sucesso, Sam foi inspirado na águia-de-cabeça-branca, animal símbolo dos Estados Unidos, com os trajes de Uncle Sam. Eventualmente, segurava a tocha olímpica, idêntica à tocha da Estátua da Liberdade. Foi o primeiro mascote comercialmente bem sucedido.



Seoul'1988 - HODORI e HOSUNI

Desenhados por Kim Hyun, a dupla de mascotes foi um fracasso. Como? Apenas Hodori ficou famoso. O outro coitado nunca apareceu pra nada. Hodori é um tigre-siberiano que carrega as cores tropicais da Coreia do Sul junto com a tradicional amizade e hospitalidade coreanas. O nome foi escolhido dentro de quase 3.000 opções. Em coreano, HO é um derivado de "tigre" , e DORI é o diminutivo de "menino". Já o pobre Hosuni... vai saber!

Barcelona'1992 - COBI

O cãozinho catalão foi apresentado de duas formas, uma completamente despido e outra usando terno e gravata. Desenhado por Javier Mariscal, se tornou um fenômeno, aparecendo até em desenhos animados. Note para a versão em pelúcia/plástica que o nariz dele ficou bizarramente "deformado", mas sem perder a simpatia. Por quê? Inspirado em Picasso, o cão ganhou traços cubistas. Teve o nome inspirado no Comitê Organizador Olímpico Espanhol, o COOB. Junto com Misha, até hoje são os dois mais populares mascotes.


Atlanta'1996 - IZZY


Pobre Izzy. Adorado por crianças, foi o mascote mais criticado da história. Foi o primeiro desenhado totalmente por computador e teve um grande apelo infantil. Por isso, foi ovacionado pelas crianças. Com forma totalmente estranha, não representava animal algum. "Izzy" é derivado de "What is it?", devida grande "deformidade" dele, até porque, ele tinha capacidade de se transformar. Apresentado no final das Olimpíadas de 1992, numa super-computadorizada animação, foi alvo de críticas, pois parece com um esperma, além de ter imagem infantil demais. Pra piorar, não representava nada nativo do país da realização dos jogos. Por último, foi apresentado de um jeito em Barcelona, e surgiu de outro: Ganhou nariz e perdeu os dentões. Eu gostava muito dele, afinal, tinha apenas 11 anos na época. Ah, anos 90 e mania de querer fazer coisas "modernas"...


Sydney'2000 - OLLY, SID e MILLIE

Em Sydney começou a moda de termos 4793244 mascotes por jogos. O trio australiano não fez muito sucesso. Desenhados por Matthew Hattan, representavam ar, terra e água. Olly, uma kookaburra representava o espírito de generosidade de Sydney. Millie, a equidna era o guru da informação do novo milênio (nossa!).

Atenas'2004 - ATHENA e PHEVOS

A dupla grega com enormes pés, pescoços longos e braços curtos parecia mais um par de pênis, com duas bolas. Os traços foram baseados em estátuas encontradas em escavações em sítios arqueológicos gregos. Os nomes foram inspirados na mitologia grega: Irmãos, Athena é a deusa patrona de Atenas e a deusa da sabedoria, e Phevos é deus da música e da luz. Não foram muito populares também.

Beijing'2008 - os FUWA

Fuwa é o nome do grupo dos mascotinhos endiabrados chineses. Se Izzy era infantil, os Fuwa são pior que os Teletubbies. Como havia polêmica para a escolha de apenas um animal símbolo dos jogos, optaram por cinco. Um pra cada argola olímpica, para cada característica de esporte, e cada elemento tradicional chinês. Recheados de simbolismos, ideais, esportes envolvidos, cultura chinesa e coisas assim, são considerados malditos por muitos chineses, já que afirmam que eles trouxeram desastres ao país. Com tanta mítica, não sei como em vez de 5 não vieram 8. Só não foram considerado um fracasso porque a China é o paraíso das quinquilharias. Além de tudo, são 3 meninos e 2 meninas, onde não se sabe qual é qual, diferenciando apenas pelos lábios. Assim, da pra concluir que o laranjinha e o verdinho são gays. Se chamam Béibei, Jīngjing, Huānhuan, Yíngying e Nīni.


Londres'2012 - ?????

Provavelmente o (ou os) mascote(s) de Londres'2012 será(ão) apresentado(s) no término desses jogos de Beijing. Estamos de olho.
Já pensaram se será uma porcaria como o controverso logotipo?
Ainda não viu ele? No final desses jogos farei um post sobre o terrível logo de 2012.



Rio 2016 está a caminho. E aí, o que pode ser o mascote?