segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Esqueci de por titulo nesse post

Não vejo a hora que comecem os Jogos Olímpicos, cerimoniais, os esportes, torcer, acompanhar. Pra quem trabalha com publicidade e desenho, é um prato cheio ver o desenvolvimento, aplicações, chamadas, pictogramas, posters, mascotes, vinhetas e tudo mais que estará na identidade dos jogos de 2008.
Através dos logotipos, notamos as tendências e a modernização do traço e aplicação dos emblemas olímpicos. Acompanhe alguns:


I; Atenas, 1896: O poster oficial dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna era "isso". Típica arte grega antiga, como homenagem aos jogos antigos.


IV; Londres, 1908:
Ilustração de um esgrimista, da primeira Olimpíada bem sucedida (depois dos fracassos da terceira e quarta edição).


VIII; Paris, 1924:
Quase 20 anos se passaram, mas a padronização se mantém semelhante.



XV; Helsinki, 1952:


Apenas em 1952 surge o primeiro logotipo em cor. Ilustra um desenho do estádio olímpico dos jogos. Os detalhes de reprodução fotográfica começam a sumir e a simplicidade surge. Mas ainda não temos um logotipo para os jogos, que os definam.


Amanhã, a segunda parte dos logotipos olímpicos.
A publicidade vai começar a atuar mais e as imagens olímpicas terão mais apelo comercial e mais vendabilidade. Irei analisar logotipo por logotipo e entender porque os jogos estão cada vez mais populares e esperados, nessa época que deixa as pessoas vidradas na televisão até pra assistir... esgrima.