sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bhhhwaaaarrrrrr

Com a expansão da Internet, acredito que com um pouco de paciência, não existe pergunta que não possa ser respondida - claro que deve ser de algo com domínio humano - após uma googleada.

Me peguei esses dias pensando, que som emitem os corpos celestes de nossas proximidades. Evidente que o som não se propagada pelo vácuo, mas nos ambientes onde o som pode se propagar ou a força magnética emitida?
Que som tem os planetas, estrelas e mais?

Gostaria de poder hospedar tudo aqui no PdB, com imagem de cada corpo celeste com link em mp3 pra cada um deles. Porém, achei um website - em inglês - muito interessante, com informações completas e explicadas sobre cada ruído que é emitido e convertidos para algo audível, já que a maioria é em alguma frequência impossível de ser decifrada pelo nosso ouvido.

Nem todos corpos do Sistema Solar dispõem de áudio, porém o Sol, Terra, Júpiter, Saturno e alguns objetos externos como Pulsares, o eco do Big Bang ressoando pelo espaço, Buracos Negros e mais estão lá para serem ouvidos.

Muito interessante!

Falando nisso, a sonda Messenger chegou ao planeta Mercúrio e depois de 30 anos sem novidades do pequeno planeta, ela está fotografando o lado até então completamente desconhecido para nós, e algumas imagens já estão sendo divulgadas, como a de baixo.
Ao clicar na imagem, você será direcionado para o site que permite ouvir os sons do Universo.





O som que o Sputinik emitia era de arrepiar, não?