quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Semana do empreendedorismo

Semana atrás de semana chegam na nossa caixa postal vários e-mails de pessoas contando que estão começando um blog, começando um site, criando algo porque os influenciamos. Nos é apresentado o site, e o PdB vira meio que "padrinho" deles por ter influenciado a criação.

Vocês não fazem idéia do quão é bom vermos que o PdB está incentivando pessoas a escrever, criar e pensar. Àqueles que pegam alguma coisa pronta da internet e digam "achei no google", não. Mas pra todos que criam, pesquisam e fazem isso por gosto e notamos que está dando frutos, é gratificante ao extremo.

Junto a esses e-mails, vem aquela perguntinha simples:
Você pode me dar umas dicas de como começar?

Sei que o PdB não é e está longe de ser um blog grande, daqueles de sair com divulgação, post-jabá e coisa assim. Sinceramente, não me importo nem me frustro com isso, pois estamos crescendo constantemente, adquirindo maiores leitores e com tão pouco tempo de vida, já apontamos no finalzinho do cenário do nosso ramo. Temos nossas falhas, temos nossas qualidades. Mas estamos aí, 6.000 acessos por dia, mas de 10.000 membros em nossa comunidade do orkut. Dessa forma, vou dar umas dicas pra quem está começando agora.
Não é dica de um top, mas é dica de quem todos os dias prepara um postzinho com muita vontade e gosto pelo que faz.


VISUAL
Pra começar, tenha um layout bom. Pense no oposto do nosso. Sim, um visual é a chave da questão. Caso foi um site feio, poucas pessoas pararão pra ler. Se for fraco, ficará com imagem de amador. Zele por uma imagem. Serve também para o nome, um logotipo (não basta saber mexer no Corel ou Photoshop. Tem que saber o que está fazendo). Precisam ser bonitos e agradáveis. Tente cores simples. Já achou algum site BOM que tenha aquele fundo pretão? Raros casos!

CONTEÚDO
Se você achou uma imagem em outro site, principalmente blog, por mais boa que seja, não poste, a não ser que você tenha algo de diferente pra incorporar. Se você recebeu uma imagem legal por e-mail, daquelas FW, provavelmente meio mundo já viu, incluindo você, não há pra que publicar. Os melhores sites são feitos por pessoas que criam o conteúdo, não os que acharam aquela fotografia de um bebê rindo no e-mail e botaram aí. Seja criativo!

COMO DESENVOLVER CONTEÚDO
É muito fácil! Pense em algo que não existe pela internet. Foi o caso do PdB com os esportes que nunca vi (amanhã tem mais um!), dos apelidos dos clubes (no final do ano tem a versão 2008) e tantos outros. Antes de começar a matéria, procure no Google se já existe algo. Seu blog NUNCA terá um diferencial e bastante acessos se não tiver nada de diferente! Pense em material que as pessoas vejam e passem o link para amigos, poste em alguma comunidade no orkut, e sem querer, aquela pessoa que viu o tal link se torne um visitante assíduo. Por quê? Porque você tem um bom conteúdo e atrairá visitantes. Pense assim: Eu acessaria meu site todos os dias pra ver conteúdo novo? Evidente que se tiver aquela fotografia de alguma coisa que você viu 3 anos atrás, a resposta é NÃO! Evidente que se tiver uma piada de algo que já saiu em 2934623 sites, a resposta é NÃO! Se é algo que caiu na net, é porque alguém já divulgou. Então, provavelmente as pessoas já viram, com excessões, mas jamais conte com o acaso. Conte com atrair 100% dos leitores, não apenas uma fração que desconhecia tal piada. Com conteúdo original, além de você ser o criador, provavelmente algum outro blog vai publicar seu conteúdo, e se for de alguém com o mínimo de ética, vai lá publicar seu crédito!
Sempre uso esse exemplo:
Pense que na sua redondeza tem 5 farmácias e nenhum restaurante, e você está pensando em abrir um negócio. Você abriria uma farmácia ou tentaria algo novo? Talvez um restaurante?
INOVE! Porém, não abuse. Ninguém tem interesse em saber o que seu cachorro comeu no almoço ou se você foi pra direção da escola.


SEJA AMIGO DOS SEUS LEITORES
Por mais pentelho que seja o cara que te mandou um e-mail ou scrap, seja legal com ele, pois é essa pessoa aí que te dá o valioso acesso diário. Quer melhorar? Pode ter certeza que essa mesma pessoa, quando ver uma situação inusitada e estiver armado com uma máquina fotográfica, irá registrar o momento e mandar em primeira mão pra quem? Pra você, pois é quem ele lembrou. PdB já teve VÁRIAS ocasiões como essa, por ser um site que faz questão de ter amizade com os leitores, assim sabemos o que o povo gosta, recebemos críticas, elogios, sugestões e tudo mais. Abuse do fato de você ter leitores. Eles mesmo podem ser sua principal fonte de conteúdo. Lembre-se: Tá pra ter algo mais sem graça que blog que só pega conteúdo do tipo "achei aqui" "achei ali", google, google, google. Existem vários assim. O prazer de ter um blog é em criar um diferencial para seus leitores, e não ficar botando aquelas coisas que outro site botou. Só porque é em inglês, não quer dizer que brasileiro não tem acesso! Cuide isso! Tenha interatividade com o leitor, você irá se surpreender com o que as pessoas são capazes de criar! Post bom e "de graça"!


ESCREVA DIREITO
De analfabeto já temos nosso soberano. Um português bem escrito é sinônimo de inteligência. Sabe quando vou parar pra ler algo que no meio tiver uns "kkkkkkkkk"?
Nunca.


GOOGLE É SEU AMIGO
90% do conteúdo que você precisa para pesquisar, está no deus Google. Jamais coloque um texto copiado inteiro de sua fonte. Mas você pode muito bem usá-los como fonte de informação.


NÃO TENHA PRESSA
Não espere que seu blog ficará enorme em 1 semana. Vá com calma, comece a divulgação para os amigos e lembre-se: Seu blog só terá visitantes caso tiver conteúdo diferente. Você pode abrir excessões e colocar alguma imagem do estilo "google" quando estiver sem tempo, mas evite isso ao máximo. Tente isso depois que você tiver um bom público. Se fizer isso logo que começar, obviamente nem visitantes você conseguirá.


VARIE
No caso do PdB, optamos por trabalhar em duas pessoas com visões bem diferentes. Já notaram como eu e o Bruno temos conteúdo bem distinto entre um e outro? Pensa que é ruim? Capaz! Com essa diferença, conseguimos agradar todos os públicos, caso algo não agradou a um leitor, um próximo material vai! Assim, o PdB consegue atingir um público mais variado de sexo, idade e gostos. Não se atenha em apenas um tipo de material, pois se tornará cansativo. Exceto no caso de você criar um blog com público específico, como "blog sobre receitas que usem beterraba". Mas aí não espere por 23984234 de acessos por dia.

GOSTE DO QUE FAZ
Se você não gostar, desista.


-----------------------------------
Essas foram minhas dicas para você que quer começar/começou um site.
Seja empreendedor, ousado e inovador. Internet é uma grande porta e ferramenta. Basta saber como usá-la pois nela, todos têm oportunidade de expor talento.

Mexa-se!