segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

2008 com pipoca

O ano que passou foi maravilhoso pra quem aprecia filmes. Hoje, iremos fazer um retrô'08 mostrando o que teve de bom nos cinemas desse ano que passou. Filmes para rever, e caso ainda não os tenha visto, sem dúvida, uma ótima sugestão para assistir.


Segue Top 10 melhores filmes de 2008:

10º Lugar:

Wall-E, de Andrew Stanton
Pixar. Sendo Pixar, já basta para compreender que não estamos falando de uma animação boba. Wall-e retrata um filme onde a Terra foi completamente poluída com gases tóxicos e lixo pelos seres humanos. A vida na Terra se extinguiu, então, robôs foram modelados para limpar o planeta. Sem sucesso, todos entraram em colapso, exceto nosso personagem principal Wall-E. Sozinho, ele vaga pela Terra até encontrar um robô moderno - Eva - que faz com que a rotina do robozinho seja completamente alterada. Não pensa que por ser um robô, o filme é ruim. Carismático e especial, não existe pessoa na face da Terra que não fique comovida com o pequeno robô e sua história.


9º Lugar:

O Caçador de Pipas (The Kite Runner), de Marc Foster

Já era comentado antes do lançamento. Imagine depois. O filme retrata uma história de amizade verdadeira, quando um afegão volta ao país, depois de viver anos nos Estados Unidos e reencontra um amigo de infância. Nesse reencontro, muita coisa acontece. Cativante, emocionante. Ótimo filme adaptado da obra de Khaled Hosseini.







8º Lugar:

Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men), dos Brothers Coen

Retratando os anos 80 do interior do Texas, um veterano da guerra do Vietnã arranja 2 milhões de dólares através de uma venda de drogas. Assim, está aberta a temporada de caça contra o veterano, onde dois assassinos o perseguem em busca do dinheiro. Onde os Fracos Não Têm Vez levou pra casa quatro Oscars, incluindo o de melhor filme. O filme é longo, mas vale a pena assistir. Filmão.



7º Lugar:

Hancock , de Peter Berg

Will Smith por si ja é um bom motivo para prender pessoas no cinema, é o ator mais popular do momento. Hancock é uma aventura/comédia onde mostra um super-herói rejeitado pelo público, pois suas contantes aparições alcoolizado e desinteresse com consequências de causavam caos na cidade toda. Num de seus resgates, Hancock conhece um Relações Públicas que promete ajudar na imagem do herói. Nesse relacionamento, a mulher do RP mostra uma estranha conexão com Hancock. Ação, humor e Charlize Theron. Precisa de algo mais? Ah sim, o Will Smith.




6º Lugar:

Homem de Ferro (Iron Man), de Jon Favreau

Finalmente! Depois de milhões de filmes de herói, um deles saiu BOM! A adaptação do Homem de Ferro conta a história de um homem "normal" preso em cativeiro no Afeganistão, ele usa seu conhecimento para construir uma armadura e fugir de onde estava. Nos Estados Unidos, ele vai aperfeiçoando a armadura, para defender o globo de atrocidades que estão para vir. Apesar de ser filme de super herói, agrada a todas idades, tanto homens como mulheres. Vale a pena, Robert Downey Jr. se encaixou perfeitamente no papel. Não vejo a hora de assistir a continuação, que está para vir.



5º Lugar:

O Nevoeiro (The Mist), de Frank Darabont

Adaptação de um ótimo conto de Stephen King, mostra um grupo de pessoas presas num supermercado, que estavam se preparando para uma grande tempestade. Porém, se instala é uma névoa branca como leite que toma conta de tudo. Junto a névoa, surgem estranhar criaturas. Com o tempo, as pessoas presas dentro do mercado se tornam mais ameaçadoras que os próprios seres que estão no lado de fora. Prepare-se para um dos finais mais surpreendentes da história do cinema. Apavorante!


4º Lugar:

Eu Sou A Lenda (I Am Legend), de Francis Lawrence

Novamente Will Smith no Top. Eu Sou A Lenda conta uma fantástica história de um cientista imune a um vírus que dizimou toda a população de New York. Ele, como único sobrevivente, tenta fazer contato com outros sobreviventes enquanto busca se safar de humanos que se tornaram mutantes do vírus, onde só sobrevivem no escuro. Divertido de assistir, pois no meio da tensão, tem toques de humor e ironias. Ótima atuação de Will Smith, além da participação da brasileira Alicia Braga. Adaptado de livro, vale a leitura do mesmo também.

3º Lugar:

Cloverfield, de Matt Reeves

Espetacular! J.J. Abrams (Lost) consegue construir uma atmosfera de destruição semelhante aos monstros japoneses, mas em Manhattan! Visto por perspectiva de pessoas normais, do nada surge um monstro que começa a destruir a cidade. Surpreendente e eletrizante, os norte-americanos mostraram que são capazes, e até superiores ao trabalhar com monstros gigantes que destroem tudo. Com certo nexo nas explicações, o Blockbuster foi um fenômeno na internet e nas telas. Pelo Google é possível descobrir várias especulações e teorias sobre o monstro, como sobre a continuação desse ótimo filme.



2º Lugar:

10.000 a.C.(10.000 b.C.) , de Roland Emmerich

Vindo de Roland Emmerich, espere coisa boa. 10.000 a.C. retrata uma época onde homens e animais duelavam para sobreviver. Um membro de uma tribo (D'Leh), considerado covarde, vê sua amada ser sequestrada por uma tribo muito mais evoluída e forte. Então, lidera sua tribo para buscar novamente Evolet das mãos de um temível imperador. No caminho, cruza com grandes criaturas pré-históricas e dificuldades extremas. Um filme épico, com lindos cenários, figurino impecável e grandes cenas.


1º Lugar:

Batman - O Cavaleiro Das Trevas (The Dark Knight), por Cristopher Nolan

Filmes de herói são ruins. Mas esse ano, tivemos duas exceções. Batman - O Cavaleiros das Trevas não tem uma história sensacional. Mas o que torna sensacional é o ambiente de Gotham City e a atuação de todos do elenco. Não vou comentar sobre o filme. Por estar em primeiro lugar, acredito que seja convincente o suficiente para você imaginar o que está para vir nesse brilhante filme. Assista e tire próprias conclusões.




Amanhã, mais um TOP Retrospectiva 2008. De que será?