terça-feira, 23 de dezembro de 2008

2008 com suor

Na nossa pequena série de retrospectivas, iremos ver os 10 maiores fatos esportivos do ano.




10º lugar

Nadal atropela Federer
JULHO
Finalmente Roger Federer perde indiscutivelmente o posto de melhor tenista do mundo. Na final de Wimbledon, espanhol vence e quebra a sequência de cinco títulos seguidos do suíço. O reinado de Roger Federer aos poucos foi ruindo, até a posse do novo mestre das quadras, disputado numa memorável partida, imperdível.



9º lugar

Vasco cai para a Série B do Campeonato Brasileiro/2009
DEZEMBRO
Como nova tradição brasileira, todo ano pelo menos um clube grande deve cair. Seguindo o Corinthians, agora o Vasco da Gama cai para a Série B do brasileiro, após mostrar em campo um futebol medíocre e pouco qualificado. O time terminou o campeonato em antepenúltimo, com apenas 11 vitórias, de 38 jogos disputados, além de saldo de 16 gols negativos.



8º lugar

New York Giants opera milagre e leva o Superbowl
FEVEREIRO
Com que esperança vai um time instável e desacreditado enfrentar na final um que de 18 jogos, venceu TODOS? Com essa situação, o NYG liderados por Eli Manning superaram o até então imbatível New England Patriots, levaram o título e impediram que a equipe da Nova Inglaterra levasse título de "melhor equipe de todos os tempos", para ser a 18-1. Fica a lição, de nada adianta ser o melhor pra chegar na hora e pipocar. Campeonatos com finais são muito mais divertidos.




7º lugar

Fluminense perde a final da Libertadores
JULHO
Depois de grande expectativa e destaque na mídia, a equipe do Fluminense, que teve apoio de grande parte do Brasil (exceto galera do Rio que não é tricolor), não consegue superar o bom jogo da LDU, e perde nos pênaltis a decisão da Copa Libertadores da América 2008, em pleno Maracanã lotado. Assim, o Fluminense entra para o grupo de brasileiros que já chegaram na final da Libertadores sem levar título, como o Atlético Paranaense e o já apagado São Caetano. Além desses, já perderam na final as equipes do Palmeiras e São Paulo (3x), Grêmio (2x), Internacional, Santos e Cruzeiro (1x), porém, todas já campeãs.



6º lugar

Usain Bolt é o homem mais rápido do mundo
AGOSTO
2008 foi um ano olímpico, portanto reservou várias cenas memoráveis. Numa delas, o jamaicano Usain Bolt correu 100 metros em 9,69 segundos, batendo recorde mundial com MUITA facilidade. Pra aumentar o teor da facilidade, nos últimos metros Bolt diminuiu o ritmo e já comemorou a fácil vitória na China.





5º lugar

São Paulo é Tri brasileiro
DEZEMBRO
Considerado morto por muitos jornalistas, clubes e torcida, a equipe são-paulina surge do meio da tabela numa excepcional arrancada e leva o título do Brasileirão/08 com 3 pontos de vantagem sobre o vice Grêmio. Com esse título, o clube é o maior campeão da história dos brasileiros e o primeiro tricampeão seguido. O campeonatos de pontos corridos definitivamente perdeu a graça.




4º lugar

Brasil irá receber a Copa do Mundo de Futebol em 2014
OUTUBRO
Cerimonia confirma país como sede da Copa de 2014, depois de décadas. Poderemos ir economizando desde hoje uns trocados para podermos ter o prazer de assistir um jogo de Copa do Mundo no estádio. Evento será histórico para o país até então penta campeão, e eu já terei meus 30 anos de idade.



3º lugar

Cesar Cielo é ouro nos 50m rasos
AGOSTO
Quem não se emocionou com ele? O nadador paulista fez o Brasil parar por 21 segundos e 30 décimos ao acompanhar a prova dos 50 metros nado livre. Mostrando humildade e profissionalismo, Cielo levou ouro olímpico desbancando os rivais franceses Leveaux e Bernard. Longe da badalação dos "Vai, Tiago"s, Cielo foi pra China e mostrou ser simplesmente incrível e imbatível. O Brasil renasceu para a natação.




2º lugar

Hamilton leva título da Fórmula 1 com "ajuda" de alemão.
NOVEMBRO
Massa venceu mas não venceu. Mesmo levando vitória no GP do Brasil de Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton leva o título de pilotos da F1. Ao cruzar a linha de chegada como líder, Massa ainda era campeão. Torcida pulava, família comemorava, Laura Pausini (uma "pausa" - se ligou no trocadilho? - pra comentar sobre ela... que mulher é essa?!) comemorava nos boxes o título brasileiro e o país estava em festa. No meio do caminho, Timo Glock, com pneus para pista seca no meio de uma chuvarada, andava como Rubens Barrichello na pista. Foi ultrapassado por Hamilton, o suficiente para dar o título ao inglês.



MOMENTO MAIS MARCANTE DO ESPORTE EM 2008

Phelps leva oito ouros em Pequim
AGOSTO
O melhor atleta de todos os tempos mostrou seu potencial esse ano. Michael Phelps levou OITO medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, além da quebra de vários recordes. Phelps venceu todas provas que disputou. Imbatível.






E você, qual foi o melhor momento do esporte?
Ainda tivemos vários momentos: Maurren Maggi, a vara da querida Fabiana Murer sumindo, Avaí subindo pra Série A, Corinthians voltando pra série A, Rio finalista para sediar as Olimpíadas, Dunga e a patética seleção brasileira, Guga se aposenta, Espanha leva a Eurocopa, Brasil leva título no futsal e Internacional leva a Sulamericana.

Infelizmente nosso país torce por vitórias, não por esportes.
Fórmula 1 esteve apagada por vários anos. Hoje é febre, porque Massa disputou o título. Vôlei era NADA. Com a Geração de Prata surgiu e hoje é sucesso porque temos uma ótima seleção. Já o basquete, que foi o esporte #2 do Brasil, na geração Pós-Oscar não consegue sucesso de público. O tênis só teve seu momento de popularidade quando nosso herói Guga estava no topo. Depois disso, é ignorado, pois nosso país só sabe ver futebol. Ignorância, preguiça ou comodismo? Pra piorar, o futebol anda mal das pernas. É, amigo... pra ser esportista e se dar bem aqui no Brasil, tem que SUAR!